18.9.07

Jantar especial

A receita de hoje não é complicada, dá é um bocadinho de trabalho e exige algum tempo de preparação, mas é fantástica para um jantar mais especial com amigos ou a dois :)

As doses são para 4 a 6 pessoas, depende da quantidade e tamanho dos bifes (ou peitos) de frango. Se houver entradas, dá perfeitamente para 6. O molho e os escalopes podem perfeitamente ser feitos com antecedência, embora o frango só deva ser frito na hora.

Escalopes de frango recheados com molho de chalotas caramelizadas


O molho:
* Ainda não testei esta receita na bimby. Sinceramente, como é preciso estar com atenção à redução, dá-me mais jeito no fogão, mas aqui ficam as indicações.
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 5 ou 6 chalotas médias (chalotas são aquelas cebolas muito pequenas e ovais, que têm um sabor entre o alho e a cebola)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de puré de tomate
  • 250 ml de vinho branco
  • 250 ml de caldo de galinha (caseiro ou com meio caldo knorr diluído em água quente)
  • 2 colheres de sopa de maizena
  1. Deitar o azeite e programar 1 minuto, 100º, vel.1.
  2. Juntar as chalotas e programar 1o min., 100º, vel. colher invertida.
  3. Juntar o açúcar e programar mais 10 min., 100º, vel. colher invertida.
  4. Dissolver a maizena com 3 colheres de sopa de água fria e reservar
  5. Juntar o puré de tomate, o vinho e o caldo de galinha. Programar 5 minutos, Varoma, vel. colher invertida. Deve reduzir o líquido para metade, convém ir verificando e acrescentar mais tempo se for necessário
  6. Por a trabalhar na vel. 1 ou 2 e juntar a maizena, durante 1 minuto ou até estar bem misturado.
  7. Reservar.
Os escalopes
  • 6 bifes (grandes) ou peitos de frango
  • 6 fatias de presunto (ou fiambre)
  • 100 gr de queijo ralado ou 6 fatias pequenas. Gruyère é o melhor, mas queijo flamengo serve perfeitamente. Acho mesmo que brie ou camembert também devem ficar muito bem.
  • 25 gr de espinafres (se forem congelados, deixar descongelar ou ferver durante uns minutos, na varoma, por exemplo)
  • 3 colheres de sopa de farinha
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • palitos
  1. Primeiro é preciso bater os peitos de frango, de maneira a ficarem mais finos e largos: Com uma faca afiada, corta-se ao meio longitudinalmente, de forma a abrir como um livro. Depois cobre-se com película aderente e com um rolo da massa pressiona-se até ficar mais fino e largo (não é uma operação muito fácil...). Se forem bifes de frango, não é preciso fazer nada disto, mas convém que sejam grandes e largos, ou então em mais quantidade.
  2. Colocar por cima do bife ou peito uma fatia de presunto, uma fatia de queijo (ou uma porção de queijo ralado) e uma porção de espinafres, com o cuidado de deixar uma margem)
  3. Para fechar, dobrar ou enrolar, fazendo pressão, e fechar com palitos, com atenção para não deixar aberturas, senão o queijo sai ao derreter. Se se estiver a preparar com antecedência, parar por aqui. O resto tem de ser feito na hora de fritar.
  4. Deitar a farinha num prato de sopa e juntar sal e pimenta a gosto.
  5. Passar os rolinhos de frango pela farinha, pressionando bem e sacudindo o excesso.
  6. Aquecer o azeite numa frigideira grande e fritar o frango, uns 8 a 10 minutos de cada lado, até ficar bem douradinho.
  7. Deixar arrefecer um pouco e retirar os palitos, com ajuda de uma tesoura ou pinça.
Servir com o molho e acompanhar com puré ou arroz selvagem e uma salada :)

1 comentário:

MAR disse...

oi Rita! adorei a tua iniciativa de colocar as tuas receitinhas feitas com a ajuda da máquina maravilha! eu também a adquiri! e estou maravilhada com tudo o que ela faz! espero que continues e eu por cá vou passando! beijinhos