2.1.08

Sopinha


Eu sei que tinha falado em doces, mas afinal vou começar o ano com uma sopinha. Esta semana vou fazer uns docinhos novos e depois venho cá contar.

O Gui era o irmãozinho da Mafalda, que ao contrário dela, adorava sopa. O meu irmão também era assim :) Aliás, nós somos todos muito amigos da sopa, cá por casa.

Desde que as piolhas começaram a comer sopa, que faço uma panela quase todos os dias. Às vezes congelo, mas como gosto de ir variando, não me importo muito de fazer. Além do mais, é rápido e fácil de fazer.

De qualquer maneira, fica a informação, a sopa é das coisas que melhor congela. Depois de estar pronta, deitar em caixas individuais, deixar arrefecer e congelar. Para descongelar, só é preciso saber uma coisa: para ficar com a consistência de sopa acabada de fazer, é preciso deixar ferver. Normalmente ponho no microondas, na potência máxima uns 3 minutos, e vou mexendo. Também pode ser preciso juntar um bocadinho mais de água, às vezes engrossa muito.

Mas mais sobre sopa. Há dois segredos para uma boa sopa de legumes, daquelas que acompanhadas de uma torrada com muita manteiga servem como jantar quando não apetece cozinhar. Primeiro, os ingredientes devem ser da melhor qualidade possível. Isto é uma verdade universal para todas as receitas. Não vale pensar "ah... esta batata já está murcha... serve para sopa..." e depois ficar à espera que a sopa não saiba a batata velha. A sopa é boa se os legumes forem frescos e bem conservados.

Segundo segredo: muita, muita cebola. Quanta mais cebola , mais saborosa fica a sopa, mais aveludada e mais suave.

Vou deixar aqui duas receitas para base de creme de legumes. Não tem truque nenhum :) é só acrescentar à base o que se quiser. Abóbora, alho francês, tomate, mais cenoura, espinafres, agrião...

Base de creme de legumes simples (1)
  • 1 batata média
  • 3 cebolas médias
  • 2 cenouras
  • (muitas vezes também junto meia courgette, mas nem sempre)
  • azeite
  • sal
  1. Juntar os legumes descascados e cortados em pedaços grandes no copo e juntar água até os cobrir. Atenção para não ficar com água até muito perto do cimo, senão sai por fora...
  2. Programar 20 minutos, temp. 100, vel 1.
  3. Juntar o azeite (um fio) e sal a gosto e triturar pelo menos 1 minuto na vel. 7 (pode ser preciso mais tempo).
  4. Pode-se sempre aproveitar para cozer na varoma mais legumes para juntar depois, por exemplo feijão verde, couve para caldo verde, rodelas de cenoura... Nesse caso, programar a tem. varoma.
Base de creme de legumes simples (2)
  1. Deitar uma colher de sopa de azeite e programar 2 min., temp. varoma, vel.1.
  2. Juntar a cebola aos cubos e programar 7 minutos, temp. 100, vel 1.
  3. Se se quiser juntar tomate, juntar quando passarem 3 minutos.
  4. Juntar os legumes restantes e cozer da mesma forma.
  5. A sopa fica com um sabor mais apurado desta maneira.

Depois de ter a base pronta e passada, também se podem juntar outros legumes e deixar cozer, por exemplo, espinafres, agrião, feijão verde, alho francês às rodelas fininhas, ou massinha, ou salsa ou coentros ou o que mais houver no frigorífico, basta programar o tempo necessário (espinafres e agrião, por exemplo, bastam 2 minutos), à temp. 100, vel. 1 ou colher inversa, para não desfazer muito).

* para a bimby ver aqui.

1 comentário:

Pint@rolas disse...

Eu fiz sopa de legumes (base) e juntei lombardo picadinho no final :) ficou muito boa :)